A Cigel

QUEM SOMOS

Somos uma empresa genuinamente cearense, atuando desde 1986 em todo o Norte e Nordeste, e detentora das marcas Alyne, Aseplyne, Delicaderm, Sunpass, Repele Mais e Pure. Nossas marcas, onde quer que sejam adquiridas, têm a finalidade de atingir nossa missão enquanto negócio, que é: Produzir Beleza e Bem-Estar.

Para isso, atuamos no segmento de beleza e higiene pessoal, com excelência em nosso processo produtivo, honestidade, respeito, engajamento, comprometimento e amor pelo nosso negócio. 

Em nossos valores, primamos por parcerias duradouras por meio da confiança e da honestidade, por isso, nos empenhamos em desenvolver um plano de negócio atrativo para o mercado, sempre com foco em soluções, resultados e no Sell Out dos nossos clientes. Com esse empenho, buscamos a rentabilidade e sustentabilidade na relação com os parceiros, com direcionamento para um atendimento próximo e com qualidade. Como reflexo desse foco, mantemos uma carteira de mais de 400 clientes ativos em todo o Brasil, o que representa nossa presença em mais de 100 mil PDVs, com atendimento através dos distribuidores e atacadistas.

 

POTENCIAL DE ATUAÇÃO CIGEL

Nosso negócio sempre foi impulsionados pela satisfação dos clientes e pelo senso de propósito, pelo qual envolvemos os mais de 200 colaboradores, além dos mais de 500 envolvidos direta e indiretamente. Esta é uma linha que nos conecta à nossa missão e aos nossos valores.

Ao longo de nossa história, expandimos e diversificamos nosso mix de produtos. Hoje, contamos com mais de 200 itens, entre eles: linha capilar para uso pessoal e profissional, linha para cuidados com as unhas, sabonete íntimo, esfoliantes, gel antisséptico, sabonetes antibacterianos, repelente, bronzeador e linha corporal para clareamento.

Impulsionados pela crescente nas vendas, ampliamos a nossa participação em todo o Norte e Nordeste, o que proporcionou a expansão do parque fabril para 14.707m² de área construída. Com maquinários de última geração, atualmente temos capacidade produtiva de mais de 15 milhões de litros por ano e mais de 50 milhões de unidades por ano. 

Investimos constantemente em pesquisas de matéria-prima, maquinários, capacitação dos colaboradores, pesquisas de mercado, sempre atentos as necessidades e tendências do mercado.

NOSSAS INSTALAÇÕES

Com uma área total de 14.707m², estamos localizados em Caucaia-Ceará, onde todos os processos de fabricação são acompanhados com rigor. Na sede funciona também uma unidade própria de fabricação de embalagens plásticas, tornando a empresa autossuficiente neste quesito. A moderna fábrica possui uma linha de produção eficiente com processos automatizados, softwares de gestão e de matérias-primas de última geração, tendo um compromisso constante com o controle de qualidade e com a responsabilidade social para que os produtos cheguem nos pontos de venda com alta qualidade, garantindo mais competitividade no mercado.

 Para nós da Cigel, a qualidade de cada produto reflete diretamente na qualidade de vida dos consumidores.

Missão

Produzir Beleza e Bem-Estar.

Valores

- Somos honestos e respeitosos;
- Alcançamos metas;
- Somos engajados e comprometidos;
- Sempre trazemos soluções;
- Buscamos crescimento constante;
- Construímos parcerias duradouras; e
♥ Amamos o nosso negócio. 

CRONOLOGIA

1986 – Nasce o desinfetante “Limpinho” como resultado do sonho empreendedor de Paulo Gurgel, fundador da Cigel. 

1987 – Visionário, Paulo Gurgel busca informações técnicas com a multinacional Henkel, onde aprende sobre a fabricação de shampoos. Nesse processo, contou também com o apoio do Nutec - Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará ligado à Universidade Federal do Ceará, 

1988 – O desinfetante Limpinho deixa de ser fabricado e é iniciado o processo de fabricação da linha capilar Alyne, que logo passa a ser comercializada em Fortaleza. Com o sucesso de vendas, uma equipe é contratada para atender aos pedidos e realizar as entregas.

1990 – Nasce a primeira fábrica da Cigel no Jardim Guanabara, em Fortaleza. Na nova sede inicia a produção da água oxigenada Alyne.

1990 – Com o aumento da produção e das vendas, a Cigel adquire sua primeira máquina de frascos plásticos, com a confecção de 1.500 unidades por dia. Nesta mesma época, os rótulos dos produtos Alyne ganham novo design e mais visibilidade, visando uma nova estratégia comercial e de marketing.

1992 – Começa a ser fabricada a acetona Alyne. Em paralelo, uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fiec aponta que a marca Alyne já era líder no mercado de água oxigenada e conquistou a vice-liderança no segmento de acetona, no mesmo ano de lançamento. A Cigel intensifica os investimentos em publicidade e continua a montagem de um parque fabril com equipamentos cada vez mais modernos.   

1992 – Sucesso no mercado cearense, a Cigel avança divisas e chega a outros estados do Nordeste. Associado a essa expansão, a empresa se moderniza e lança no ano seguinte o terceiro layout para os rótulos da linha Alyne.

1992 – A Cigel abre mercado na região Norte, começando por Manaus.

2000 – Atenta à concorrência no interior do estado, especialmente na região do Cariri, a Cigel cria a marca Taillys, como uma linha de combate, para concorrer com produtos mais populares.

2001 – Após 10 anos é instalada a nova fábrica em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 6.000m² de área.  Neste ano, a Cigel passa a contar com um quadro de 45 colaboradores. 

 

2003 – Antenada nas tendências de mercado e visando ampliar o portfólio de produtos, a Cigel lança o sabonete antibacteriano Aseplyne.

2004 – A Cigel lança novos rótulos para o produtos da marca Alyne Cosméticos. O ano foi marco também de um nova ampliação na estrutura fabril, em que outros 400m² de área são agregados à fábrica, para atender as demandas de clientes presentes em todo Norte e Nordeste. No ano seguinte, mais 800m² de expansão foram adquiridos.

2007 – Cigel fica em 2º lugar, no prêmio “MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR NO CEARÁ” promovido pelo Serviço Social da Indústria - Sesi.

2010 – Todo o maquinário da fábrica é substituído por equipamentos de última tecnologia na fabricação de frascos e na gravação de serigrafia das embalagens.

2011 – Acontece a terceira ampliação do parque fabril da Cigel, impulsionada pelo crescimento na participação dos mercados Norte e Nordeste. A partir de então, o parque industrial passa a contar com 13.700m² de extensão de área total.

2012 – Com maquinário mais moderno, a Cigel passa a ter capacidade produtiva de 90 milhões de frascos por ano e configura-se como líder de mercado em acetona e água oxigenada no Ceará e no Amazonas.

2012 – Com maquinário mais moderno, a Cigel passa a ter capacidade produtiva de 90 milhões de frascos por ano e configura-se como líder de mercado em acetona e água oxigenada no Ceará e no Amazonas.

2013 – Cigel relança toda a linha capilar Alyne com novas fórmulas, novas embalagens e um novo posicionamento para atender a um público cada vez mais exigente. No mesmo ano, participa pela primeira vez do encontro internacional da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD. Nesse mesmo ano, inspirada nas necessidades da nova mulher, a Cigel lança a campanha Beleza Brasileira, que busca incentivar e valorizar as diferentes belezas das mulheres brasileiras.

2014 – Cigel passa pela quarta expansão em seu parque industrial e passa a contar com 14.707m² de área total.

2015 – Cigel figura pela segunda vez na maior feira brasileira de atacadistas e distribuidores, a ABAD. Em paralelo, relança a linha corporal Alyne, a linha de sabonetes antibacterianos Aseplyne e lança no mercado a linha de sabonetes Bio Spa e a linha especializada Aseplyne Do Chef. 

2017 – A Cigel lança mais duas marcas ampliando seu mix de produtos. Nasce então o repelente Repele Mais e a marca Delicaderm, com sabonete íntimo feminino e esfoliantes.

 2018 – A linha Taillys se moderniza e passa a se chamar Pure, atraindo dessa forma um novo perfil de consumidor.  Ainda em 2018,  com maquinários de última geração, a Cigel passa a produzir mais de 15 milhões de litros e mais de 50 milhões de unidades de embalagens, ambos por ano. O quadro de funcionários passa então a mais de 200 colaboradores, além dos cerca de 500 empregos diretos e indiretos gerados. Em 2018, a Cigel chega a mais de 16 estados e conta com representantes comerciais espalhados por todo o Norte e Nordeste.  Para seguir um posicionamento estratégico deixa de fabricar linha Taillys e lança linha Pure.

 

 

Compartilhe: